Foram distribuídos preservativos para as pessoas que estavam nas Unidades de saúde, além de oferecidas orientações para os dias de folia

Durante a segunda-feira de Carnaval, 24 de fevereiro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas promoveu a entrega de preservativos e folhetim educativo para os cuidados durante o feriado. A ação percorreu os corredores das Unidades de forma descontraída e muito animada, orientando a comunidade hospitalar sobre as práticas de sexo seguro, prevenção de IST /HIV e gravidez indesejada.

A presidente da CIPA, psicóloga Jeovania Cruz destaca a parceria com o Centro de Testagem e Atendimento (CTA) no fornecimento do material educativo e nos preservativos. “Nós distribuímos os materiais para os acompanhantes, pessoas que estavam aguardando por consultas e os funcionários”, explicou ela.

Prevenção

Gabriela Silva, 27 anos, estava visitando uma amiga quando foi surpreendida pela entrega do material. Ela falou sobre a importância desse trabalho dentro do Hospital. “Serve para fortalecer os conhecimentos que alguns já tem e apresentar para quem ainda não sabe. Mostra que estão preocupados não apenas em cuidar, mas em prevenir”, falou ela.

O diretor geral do HMS, Silvério Cardoso apontou que o Hospital se engaja em fornecer mecanismo para a promoção de forma preventiva da saúde daqueles que estão nas Unidades. “Ações desse tipo tem objetivo de promover saúde e qualidade de vida com o foco na prevenção”, concluiu.

Sobre o CTA

Em 2019, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou 15.860 testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os testes rápidos também são disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), assim como as notificações dos casos e o tratamento das IST. Ações pela cidade estão programadas.

O CTA de Santarém está localizado na Av. Barão de Santarém canto com a Av. Marechal Rondon. O local fica aberto para os testes na segunda, terça e quinta das 7h às 14h. Prestam atendimento multiprofissional de segunda a sexta de 7h às 18h.