Será amanhã, 30 de janeiro, a inauguração da nova lavanderia do Hospital Municipal de Santarém, Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS). Um espaço totalmente revitalizado com novos equipamentos, atendendo as normas da vigilância sanitária no que concerne a serviços de lavanderia hospitalar. Toda modernização só foi possível após a liberação do recurso garantido pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) feito pelo Ministério Público (MP), Prefeitura Municipal de Santarém e Instituto Panamericano de Gestão (IPG). A prefeitura também entrou com uma contrapartida financeira.

O recurso disponibilizado pelo MP foi usado para reforma do espaço, a aquisição de duas lavadoras, uma que suporta até 100 quilos de rouparia e outra com capacidade de 50 quilos; duas centrífugas, uma de 20 quilos e outra de 50 quilos; uma kalandra – máquina de passar; e duas máquinas de secar para 30 kg de panos cada uma. A adequação dos espaços se deu através e recurso da prefeitura disponibilizado pela SEMSA.

Segundo o Diretor Geral da Unidade, Silvério Cardoso, a nova lavanderia do HMS pauta-se na RDC (06/2012), onde há uma barreira em que a roupa suja entra de um lado e no outro lado sai limpa. “Dessa forma, não há fluxo cruzado, ou seja, as roupas contaminadas não têm contato com as limpas”, enfatizou.

A modernização da lavanderia com equipamentos de ponta atende às exigências sanitárias, com o processamento com qualidade para o reuso do enxoval no Centro Cirúrgico e nos demais setores. Também otimiza o processo, o que garante que as roupas tenham o maior giro dentro do fluxo do HMS.

A inauguração será feita pelo Prefeito da cidade, Nélio Aguiar, e também estarão presentes a Secretária de Saúde, Daiane Lima, e o Diretor Geral da Unidade. Para ocasião, foram convidados representantes do MP, do Conselho Municipal de Saúde e da Câmara Municipal.