Alzerina Sarmento é uma das profissionais referências na defesa do parto humanizado pelo SUS em Santarém.

O quadro G1 Entrevista desta quinta-feira (26) aborda o tema: empoderamento feminino na gravidez e no parto. A abordagem é feita pela enfermeira Alzerina Sarmento que foi entrevistada pela repórter do portal da Globo em Santarém e Região, Dominique Cavaleiro. A entrevista abre uma série de conteúdos especiais em alusão ao mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Alzerina Sarmento contou como se tornou uma das profissionais de referência na obstetrícia do Hospital Municipal, levantando e defendendo a bandeira do parto humanizado pelo SUS. Para a profissional, o momento de gestar e parir é único na vida de uma mulher, por isso precisa ser marcado de forma positiva e especial.

A enfermeira destacou também a importância da mulher gestante fazer o plano de parto, para garantir que seus direitos e desejos sejam respeitados na hora de um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher: o parto.

“É muito importante que as grávidas façam o pré-natal e o plano de parto. Eu costumo dizer que esse momento é delas, eu estou ali apenas para ajudar, mas os desejos delas devem ser respeitados, e essa é uma forma de promover o empoderamento feminino”, contou.

A Alzerina também falou sobre o livro que foi lançado após capacitação realizada com enfermeiros obstetras no Rio de Janeiro. A profissional escreveu dois capítulos para a obra sobre o parto humanizado na Amazônia.

“Eu tive a felicidade de contribuir com dois capítulos, contando algumas experiências no Amazonas e em Santarém. Para mim é motivo de muita felicidade”, completou.

Enfermeira Alzerina falou sobre parto humanizado em entrevista com a jornalista Dominique cavaleiro — Foto: Geovane Brito/G1

Enfermeira Alzerina falou sobre parto humanizado em entrevista com a jornalista Dominique cavaleiro — Foto: Geovane Brito/G1

O quadro

A cada semana, um especialista é entrevistado por um repórter do G1 Santarém e Região. São eles quem esclarecem dúvidas, dão dicas, contribuindo com o seu conhecimento acerca dos temas propostos. As entrevistas em vídeo gravadas no estúdio da TV Tapajós, assim como as matérias sobre cada especialista ficarão disponíveis para que o internauta possa acessar a qualquer tempo e lugar.

Em março, as entrevistas do quadro terão temáticas que abordam a mulher e sua representatividade no cenário atual, tanto profissional, quanto pessoal. Mulheres empoderadas serão as convidadas do mês das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que é celebrado dia 8 de março.

Essa matéria foi originalmente publicada no Portal G1 de Notícias.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0