Uma nova estrutura de atendimento foi montada na frente da recepção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas para atender pacientes com sintomas de COVID-19. O espaço funcionará 24h a partir das 19h de hoje, 25 de março. Inicialmente, terá uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e um médico que farão uma triagem das pessoas que procurarem esse acolhimento.

Segundo o diretor geral da UPA e do HMS, Silvério Cardoso, o objetivo é que as pessoas não fiquem dentro da Unidade, a fim de proteger os pacientes internados, acompanhantes e os profissionais da área da saúde. “O fluxo será o seguinte, a pessoa com possíveis sintomas chega ao novo espaço, passa pela triagem da enfermagem e segue para avaliação médica. Se for uma pessoa que tenha sintomas leves será encaminhada para o isolamento domiciliar e, caso precise de uma observação maior, irá imediatamente para o isolamento dentro da UPA. Em ambos os casos, a equipe de epidemiologia notificará e acompanhará”, explicou.

O paciente que ficar no isolamento da Unidade poderá ser liberado para residência para ficar de quarentena após algumas horas de observação. Se for um caso que precise de internação ou com quadro grave será encaminhado para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

Silvério Cardoso aproveitou para informar que uma nova sala de isolamento também foi feita na UPA e já está pronta para receber pacientes com sintomas do COVID-19. Ele reforçou que todas essas medidas de precaução vêm sendo pensadas desde que a pandemia foi anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “São medidas de contingenciamento. Como a Secretaria de Saúde (Secretaria de Saúde) informou, em Santarém não tem nenhum caso confirmado. Estamos nos preparando para caso haja uma demanda muito alta de pessoas com a doença. Esperamos que não tenha”, enfatizou.

Canal Tira- Dúvidas COVID-19

Em caso de dúvidas sobre sintomas, cuidados e orientações em relação ao Coronavírus; as pessoas devem entrar em contato com o Canal Tira- Dúvidas antes de se dirigir a uma Unidade de saúde. O número é 3523-2690 e funciona de segunda a sexta, das 08h às 18h.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0