24 hrs aberto

(93) 3523-2175

A medida é realizada pela equipe do Projeto “Programa Nacional de Segurança do Paciente” que, somado a pandemia do COVID-19, teve como foco a prevenção do vírus e de outras doenças.

A equipe que compõe o Projeto “Paciente Seguro” do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) tem realizado ações desde o início do ano com os colaboradores e pacientes. O tema são as medidas de higienização das mãos. Na tarde do último sábado, 01 de agosto, em um clima descontraído, com música e muita informação, os organizadores destacaram no setor da obstetrícia como o simples ato de lavar as mãos pode proteger as pessoas contra as mais diversas doenças.

A ação tem como objetivo empoderar pacientes, acompanhantes e colaboradores do conhecimento e da prática adequada de higienização como forma da promoção da saúde pública. 

A supervisora da obstetrícia e também membro do projeto, Rubidia Lima, destacou o quanto a informação pode salvar vidas. Afinal, através dos procedimentos corretos, evita-se a transmissão e também infecções hospitalares. “Os lugares estão repletos de microrganismo e as mãos são os principais meios de transmissão de sujidade”, explicou ela. 

Na ocasião, uma caixa mágica foi disponibilizada para que as pessoas pudessem visualizar como as bactérias e vírus habitam nossas mãos e como a higienização adequada pode destruir esses microrganismos. Folders e cartazes com esclarecimentos sobre o tema também foram distribuídos na obstetrícia.

Paciente Seguro

O Projeto “Programa Nacional de Segurança do Paciente” é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) para a qualificação do cuidado em saúde em todas as Unidades do território nacional. No HMS, o Projeto “Paciente Seguro” é composto por cinco equipes que desenvolvem diversas ações. 

Amanda Lima, que deu à luz à gêmeos, conta como essas orientações ajudam as mamães e os acompanhantes a não esquecerem sobre o quanto é fundamental a higienização das mãos. “Muitas dessas informações eu não sabia. Com certeza vai me ajudar muito a proteger os meus bebês, eu fiquei bem agradecida”, finalizou ela.