A recepção e o novo Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) estão disponíveis para o uso da população desde segunda-feira, 11 de março. Para a ocasião, autoridades de Santarém aceitaram o convite da direção do Instituto Panamericano de Gestão (IPG) para inaugurarem juntos os novos espaços.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, a secretária de saúde, Dayane Lima, e os vereadores Emir Aguiar, Tadeu Cunha, Alaercio Cardoso, Ranan Liberal Jr. e Maria José Maia falaram sobre a importância do Hospital ofertar cada vez mais serviços de qualidade e ambiente confortáveis.

A recepção foi revitalizada dando mais qualidade e conforto aos atendimentos. Os usuários passam a ter um espaço mais amplo e climatizado. Dr André Franco, diretor técnico do IPG, relembra que a antiga recepção estava bastante deteriorada pelo tempo, sem ar condicionado e as paredes estavam bem sujas. “Nós realizamos a revitalização para dar mais conforto e segurança aos pacientes. Sem esquecer da importância de qualificar os profissionais para um melhor atendimento”, disse.

Para o paciente Paulo Medeiros, a recepção ficou mais aconchegante e moderna. “O atendimento está mais organizado. O local também ficou mais bonito e confortável, nem parece com o antigo”, disse.

 

Centro Cirúrgico mais rotativo

A nova sala cirúrgica dispõe de novos carrinhos de anestesia, mesa cirúrgica, foco fixo e auxiliar, bisturi eletrônico, monitor, eletrocautério, aspirador e objetos auxiliares. O Centro Cirúrgico contava com três salas e agora são quatros disponíveis para os procedimentos. Uma quinta sala será em breve inaugurada e já está toda equipada para o funcionamento.

Segundo o diretor do IPG, uma sala será disponibilizada apenas para cirurgias de emergências. Assim, não haverá alteração no fluxo das cirurgias. André Franco conta que antes eram realizadas cerca de 500 cirurgias por mês, agora poderão alcançar até 600 cirurgias mensais. “Com essa rotatividade nós queremos, além de aumentar a quantidade, aumentar a qualidade, dando segurança aos profissionais e aos pacientes”, ressalta.

Ao discursar no cerimonial de inauguração, o prefeito Nélio Aguiar informou que as revitalizações ocorrerão por partes. Antes do Centro Cirúrgico e a recepção, foi feita a reforma na cozinha da Unidade e, depois, inaugurado o novo laboratório. “Agora, foi a vez da nova recepção e Centro Cirúrgico. O HMS vai atender aos pacientes de forma mais humanizada e montando um padrão de atendimento no Hospital. Logo, logo será a obstetrícia que será reformada”, finalizou.

 

Atendimento ao público durante a inauguração

Como parte da programação de inauguração, houve um atendimento diferenciado aos usuários do HMS. A equipe do projeto “Posso Ajudar”, de enfermagem e do projeto “As Manas” acolheram o público com serviços diferenciados.

Na área externa do Hospital, foram realizados testes rápidos de glicemia, sífilis, HIV, hepatite B e C, além de aferição de pressão e vacinação contra sarampo. Nos leitos da enfermaria da urgência e emergência, os pacientes receberam massagens de relaxamento de estudantes de fisioterapia.

 

Veja fotos da inauguração:

Veja fotos do local: