24 hrs aberto

(93) 3523-2175

Na do dia 11 de julho, a comunidade católica que estava no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, entre eles colaboradores, pacientes e acompanhantes, puderam celebrar a sua fé com a passagem da imagem peregrina de Nsª de Nazaré. Com um itinerário mais reduzido e sem homenagens, por conta das medidas de prevenção à COVID-19, a santa esteve primeiro no HMS e seguiu o cronograma até chegar na UPA 24 horas.

A visita nas Unidades seguiu a mesma lógica de programação, percorrendo os corredores e leitos para que todos os devotos pudessem fazer as preces. Este ano, o principal objetivo da visita foi para homenagear os profissionais que atuam na linha de frente do enfrentamento ao Coronavírus.

O Arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roma, durante a visita pediu bençãos para as equipes que atuam no HMS e na UPA 24 horas. “Nesse tempo de pandemia e de tantos desafios, que a imagem peregrina, a mesma do círio de Nazaré, possa cobrir de bençãos a todos os profissionais de saúde, pois sabemos o quanto todos batalham diuturnamente. Além de uma prece e oração a todos que estão se tratando”, falou ele.

O superintendente do IPG, que administra o HMS e a UPA 24 horas, Silvério Cardoso, destacou o quanto a visita é importante e evidencia a renovação na fé dos católicos. “Um ano de tantas dificuldades, onde profissionais de saúde vem incansavelmente lutando para salvar as pessoas, é extremamente essencial essa visita. O encontro com a imagem de Nsª de Nazaré, tanto para esses profissionais quanto para os pacientes, é fortalecedor e de certa forma transformador”, enfatizou.

Pelo quinto ano a imagem faz a visita no interior do estado. A ação que se tornou tradição em todo Pará faz parte da programação das festividades da Santa de Nazaré e percorre todo o estado, culminando com o círio em Belém. O círio ainda não foi confirmado devido a pandemia.