24 hrs aberto

(93) 3523-2175

O setor de tomografia terá capacidade para atender em média 40 pacientes ao dia.

O mais novo tomógrafo do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) foi entregue na tarde de quinta-feira, 13 de agosto. O equipamento possui sistema digital e proporciona aos usuários o que há de mais moderno no diagnóstico por tomografia. Ele é capaz de captar imagens detalhadas que reconstroem tridimensionalmente partes do corpo e dão aos médicos uma visão fiel do esqueleto, dos órgãos e dos tecidos. 

A solenidade contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, da primeira dama e secretária municipal de trabalho e assistência social, Celsa Brito, da secretária de saúde, Dayane Lima, e ainda do secretário de turismo, Diego Pinho. Estiveram presentes também os vereadores Ronan Liberal e Tadeu Cunha.

O setor de tomografia foi projetado para dar conforto aos pacientes que vão passar pelo exame. Seguindo as diretrizes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CENEN) que preconiza sobre a instalação e execução do serviço de tomografia. O setor suportará as necessidades do Hospital para o diagnóstico de lesões ortopédicas, investigação de diversas doenças, como câncer, processos infecciosos e AVC. O equipamento também será usado como retaguarda nos atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. 

O prefeito, Nélio Aguiar, destacou como a instalação do tomógrafo vai beneficiar os pacientes. e, em especial, as pessoas que estiverem com os quadros graves. Ele lembrou o período em que atuava como médico no HMS. “Nós tínhamos muitas dificuldades no atendimento de pacientes graves, porque precisavam sair da Unidade para fazer a tomografia. Agora é coisa do passado. O paciente fará o exame aqui mesmo na sala de tomografia dentro do Hospital”, evidenciou ele. 

Segurança, agilidade e conforto

A tomografia é um exame não invasivo que permite que o médico visualize o esqueleto, órgãos e tecidos do paciente. É através desse exame de imagem que é possível detectar até nódulos bem pequenos. A sala de exame é toda revestida de óxido de bário (baO), que protege contra a radiação do aparelho. Para o funcionamento foi necessário ajustes no piso, na climatização do espaço e na parte elétrica.

A secretária de saúde, Dayane Lima, destacou sobre a agilidade do atendimento que será realizado através do serviço de tomografia. “Com a entrega do tomógrafo, as cirurgias ficarão mais rápidas e eficientes, além da própria logística que será facilitada, realizando os exames todos dentro da Unidade”, destacou.

A diretora assistencial e multiprofissional do HMS, Odeise Matos, apontou que os serviços que serão prestados proporcionarão aos profissionais melhores condições de atuarem de forma mais eficaz. “Essa entrega permite um atendimento de qualidade, muito mais humanizado e que contribui para o trabalho da assistência e de intervenção médica”, concluiu ela.